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[Tutorial] Criar veículos e spawnar na mesma posição do player - Versão de Impressão

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Criar veículos e spawnar na mesma posição do player - namedu - 23/04/2025

// Define um comando chamado "carro" que pode ser usado pelo jogador no chat (ex: /carro)
CMD:carro(playerid, params[])
{
    // Declara quatro variáveis do tipo float para armazenar a posição e a rotação do jogador
    new Float:x, Float:y, Float:z, Float:a;

    // Obtém a posição atual do jogador (coordenadas X, Y, Z)
    GetPlayerPos(playerid, x, y, z);

    // Obtém o ângulo de rotação que o jogador está olhando (em graus)
    GetPlayerFacingAngle(playerid, a);

    // Cria um veículo do modelo 411 (Turismo) a 3 metros na frente do jogador

    // Usa a posição x + 3.0 para spawnar o carro ligeiramente à frente do jogador

    // "a" é a rotação do veículo, e 1, 1 são as cores (primária e secundária)

    // -1 significa que o veículo nunca será destruído automaticamente

       // Cria o veículo Turismo (ID 411) um pouco à frente do jogador
    new NomeDaVariavel = CreateVehicle(411, x + 3.0, y, z, a, 1, 1, -1); // NomeDaVariavel é o ID personalizado criado pra se referir ao carro

    // Coloca o jogador no banco do motorista do veículo criado, ou seja o parâmetro 0 zero.
    PutPlayerInVehicle(playerid,  NomeDaVariavel, 0);

    // Retorna 1 para indicar que o comando foi executado com sucesso

    return 1;
}

parâmetros do carro: 
Código:
CreateVehicle(modelid, x, y, z, rotation, color1, color2, respawn_delay);
  1. 411
  2. ID do modelo do veículo
    • Neste caso,
      411
    • é o ID do carro Turismo.
    • Você pode trocar esse número por outro ID para criar diferentes veículos (ex:
      522
    • é NRG-500).
  3. x + 3.0
  4. Posição X onde o veículo será criado
    • Aqui o veículo é criado 3 unidades à frente da posição atual do jogador no eixo X.
    • Isso evita que o veículo apareça colado no jogador.
  5. y
  6. Posição Y
    • A coordenada Y do veículo será a mesma do jogador.
  7. z
  8. Posição Z (altura)
    • Mesma altura em que o jogador está no mundo.
  9. a
  10. Rotação do veículo
    • Define a direção que o veículo estará voltado ao ser criado.
    • Usa o mesmo ângulo que o jogador está olhando (
      GetPlayerFacingAngle
    • ).
  11. 1
  12. Cor primária do veículo
    • Define a primeira cor do veículo.
      1
    • representa uma cor do conjunto padrão do GTA:SA.
  13. 1
  14. Cor secundária do veículo
    • Define a segunda cor. Também é
      1
    • , então o carro vai ter cores iguais.
  15. -1
  16. Tempo de respawn automático em segundos
    • -1
    • significa que o veículo nunca será respawnado automaticamente.
    • Se colocasse
      60
    • , por exemplo, ele seria destruído e recriado 60 segundos depois de ser abandonado.