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[Tutorial] COMO USAR ENUM NA GM SAMP - Versão de Impressão

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COMO USAR ENUM NA GM SAMP - namedu - 27/04/2025

1º 
// enum criada com a string chamada "infoJogador". Então toda vez que nos referimos
 à enum devemos usar o nome da enum que nese caso é chamada de "infoJogador". Essa string chamada "infoJogador" 
é uma espécie de ID da enum,  especificamente a identificação da enum. Dentro dela  colocamos todas as informações 
que acharmos necessário para o desenvolvimento do personagem.


Código:
enum InfoJogador
{
    Nome[24],
    Level,
    Dinheiro,
    Admin
}

2° 
//essa variável chamada "PlayerInfo" foi criada para as informações dentro da enum ser usada por todos os jogadores. 
Um detalhe muito importante está no final dessa variável. Onde é obrigatório o uso do nome da enum para ser aplicada essas informações
da enum na variável "PlayerInfo". Sendo assim, automaticamente a enum "infoJogador" e váriável "PlayerInfo" estão inteiramente
conectadas agora. Facilitando seu controle.

Código:
new PlayerInfo[MAX_PLAYERS][InfoJogador]; 




//Aqui estão alguns exemplos de manipulação dessas informações, de forma rápida.  Sem a necessidade de criar 
muitas variáveis. Nesse exemplo é possível notar que os códigos usam a variável "PlayerInfo" e aplicam 
nela as informações da enum. É importante lembrar, que quando vamos mencionar algum item da enum em nossa variável
devemos colocá-los dentro dos colchetes [] como nos exemplos abaixo.


Código:
format(PlayerInfo[playerid][Nome], 24, "Tompsom");
PlayerInfo[playerid][Level] = 5;
PlayerInfo[playerid][Dinheiro] = 10000;
PlayerInfo[playerid][Admin] = 1;



// OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: 


Não existe maneira correta de programar. Cada programador usa sua criatividade como melhor 
entender. Porém, é obrigatório usar os códigos corretamente pra acertar na lógica do que está sendo
programado.


resumo:


Código:
enum InfoJogador
{
    Nome[24],
    Level,
    Dinheiro,
    Admin
}

new PlayerInfo[MAX_PLAYERS][InfoJogador];

format(PlayerInfo[playerid][Nome], 24, "Tompsom");
PlayerInfo[playerid][Level] = 5;
PlayerInfo[playerid][Dinheiro] = 10000;
PlayerInfo[playerid][Admin] = 1;