23/04/2025 22:53
// Define um comando chamado "carro" que pode ser usado pelo jogador no chat (ex: /carro)
CMD:carro(playerid, params[])
{
// Declara quatro variáveis do tipo float para armazenar a posição e a rotação do jogador
new Float:x, Float:y, Float:z, Float:a;
// Obtém a posição atual do jogador (coordenadas X, Y, Z)
GetPlayerPos(playerid, x, y, z);
// Obtém o ângulo de rotação que o jogador está olhando (em graus)
GetPlayerFacingAngle(playerid, a);
// Cria um veículo do modelo 411 (Turismo) a 3 metros na frente do jogador
// Usa a posição x + 3.0 para spawnar o carro ligeiramente à frente do jogador
// "a" é a rotação do veículo, e 1, 1 são as cores (primária e secundária)
// -1 significa que o veículo nunca será destruído automaticamente
// Cria o veículo Turismo (ID 411) um pouco à frente do jogador
new NomeDaVariavel = CreateVehicle(411, x + 3.0, y, z, a, 1, 1, -1); // NomeDaVariavel é o ID personalizado criado pra se referir ao carro
// Coloca o jogador no banco do motorista do veículo criado, ou seja o parâmetro 0 zero.
PutPlayerInVehicle(playerid, NomeDaVariavel, 0);
// Retorna 1 para indicar que o comando foi executado com sucesso
return 1;
}
parâmetros do carro:
CMD:carro(playerid, params[])
{
// Declara quatro variáveis do tipo float para armazenar a posição e a rotação do jogador
new Float:x, Float:y, Float:z, Float:a;
// Obtém a posição atual do jogador (coordenadas X, Y, Z)
GetPlayerPos(playerid, x, y, z);
// Obtém o ângulo de rotação que o jogador está olhando (em graus)
GetPlayerFacingAngle(playerid, a);
// Cria um veículo do modelo 411 (Turismo) a 3 metros na frente do jogador
// Usa a posição x + 3.0 para spawnar o carro ligeiramente à frente do jogador
// "a" é a rotação do veículo, e 1, 1 são as cores (primária e secundária)
// -1 significa que o veículo nunca será destruído automaticamente
// Cria o veículo Turismo (ID 411) um pouco à frente do jogador
new NomeDaVariavel = CreateVehicle(411, x + 3.0, y, z, a, 1, 1, -1); // NomeDaVariavel é o ID personalizado criado pra se referir ao carro
// Coloca o jogador no banco do motorista do veículo criado, ou seja o parâmetro 0 zero.
PutPlayerInVehicle(playerid, NomeDaVariavel, 0);
// Retorna 1 para indicar que o comando foi executado com sucesso
return 1;
}
parâmetros do carro:
Código:
CreateVehicle(modelid, x, y, z, rotation, color1, color2, respawn_delay);
-
411
- – ID do modelo do veículo
- Neste caso,
411
- é o ID do carro Turismo.
- Você pode trocar esse número por outro ID para criar diferentes veículos (ex:
522
- é NRG-500).
- Neste caso,
- x + 3.0
- – Posição X onde o veículo será criado
- Aqui o veículo é criado 3 unidades à frente da posição atual do jogador no eixo X.
- Isso evita que o veículo apareça colado no jogador.
- Aqui o veículo é criado 3 unidades à frente da posição atual do jogador no eixo X.
- y
- – Posição Y
- A coordenada Y do veículo será a mesma do jogador.
- A coordenada Y do veículo será a mesma do jogador.
- z
- – Posição Z (altura)
- Mesma altura em que o jogador está no mundo.
- Mesma altura em que o jogador está no mundo.
- a
- – Rotação do veículo
- Define a direção que o veículo estará voltado ao ser criado.
- Usa o mesmo ângulo que o jogador está olhando (
GetPlayerFacingAngle
- ).
- Define a direção que o veículo estará voltado ao ser criado.
- 1
- – Cor primária do veículo
- Define a primeira cor do veículo.
1
- representa uma cor do conjunto padrão do GTA:SA.
- Define a primeira cor do veículo.
- 1
- – Cor secundária do veículo
- Define a segunda cor. Também é
1
- , então o carro vai ter cores iguais.
- Define a segunda cor. Também é
- -1
- – Tempo de respawn automático em segundos
- -1
- significa que o veículo nunca será respawnado automaticamente.
- Se colocasse
60
- , por exemplo, ele seria destruído e recriado 60 segundos depois de ser abandonado.
- -1